CMA quer ouvir Chioro sobre avanço da dengue e Programa Mais Médicos

Iara Guimarães Altafin | 05/05/2015, 14h09

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, será convidado a participar de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para tratar do avanço da dengue no país e do Programa Mais Médicos. Requerimento nesse sentido, do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), foi aprovado nesta terça-feira (5). Por sugestão de Jorge Viana (PT-AC), o debate deverá ser conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que realizará audiência para tratar da contratação de profissionais cubanos pelo Programa Mais Médicos.

Ronaldo Caiado destacou o fato de o número de casos de dengue no Brasil ter levado a Organização Mundial da Saúde (OMS) a considerar que o país vive uma epidemia da doença.

— O estado do Acre tem mais de mil casos por cem mil habitantes. O estado de Goiás está com 968 casos por cem mil habitantes. Estamos diante de um quadro de epidemia de dengue no nosso país e com centenas de óbitos confirmados, nesse processo que cada vez causa mais temor, principalmente para idosos e reincidentes da dengue, com condição do aparecimento da dengue hemorrágica — frisou Caiado.

Ao comentar a situação no Acre, o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou a gravidade do quadro no município de Cruzeiro do Sul, que é o segundo maior do estado e concentra a maioria dos casos de dengue.

— É uma situação muito difícil que o município está enfrentando. E o pior é que, de cada dez mortes, nove são de idosos, é gravíssimo o quadro — disse Jorge Viana.

Mais Médicos

Como justificativa para que o ministro da Saúde seja convidado a falar sobre o Mais Médicos, Ronaldo Caiado citou dados do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrando que metade das cidades que adotaram o programa reduziram a disponibilidade de médicos para a população, demitindo antigos profissionais.

— Ou seja, o que era para ser um programa voltado para a melhoria da saúde para as pessoas, acabou se tornando um remendo que serviu para municípios cortarem seus custos — disse o senador por Goiás.

Ao apoiar a audiência pública com Arthur Chioro, o senador Humberto Costa (PT-PE) citou pesquisa do Ministério da Saúde mostrando que o Mais Médicos obteve aprovação de 86% dos entrevistados e que os médicos que atuam no programa foram bem avaliados por 92% das pessoas ouvidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)