Procuradoria da Mulher do Senado recebe esposas de militares

Da Redação | 29/04/2015, 20h14

Nesta quarta-feira (29), o Senado recebeu as participantes do Curso de Extensão Cultural da Mulher, voltado para as esposas de militares do Exército Brasileiro.  Com duração de sete meses, de abril a novembro, o curso contou com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

O encontro, realizado no Auditório Petrônio Portella, teve a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB- AM) e do coronel Marco Aurélio de Almeida Rosa, chefe da Assessoria Parlamentar do Exército. Após ouvir as explanações dos convidados, as alunas participaram de uma visita técnica ao Senado e à Câmara dos Deputados, guiadas pelo Programa de Visitação do Congresso Nacional.

O grupo, formado por aproximadamente 120 pessoas, teve de ser dividido em três para a visitação. A experiência, inédita para a maioria, foi motivo de expectativa, entusiasmo e aprendizado. Segundo Tchesca Cavalcante, esposa de militar, o curso conta com conteúdo objetivo e sucinto.

— Conhecer o Congresso tem sido ótimo. Eu, por exemplo, não tinha ideia do que a assessoria parlamentar faz. Estou há três meses em Brasília e esta experiência tem agregado muito. Como esposa de militar, sei que nós temos que ter um perfil específico. Se não tiver, a família se desestrutura -, afirmou, ressaltando que, ao longo dos 25 anos de casamento, já teve de mudar de estado pelo menos 20 vezes.

Experiência semelhante tem Gorette Neris, que chegou a Brasília há oito anos para acompanhar o marido. De acordo com ela, a participação em palestra e visitas tem sido proveitosa e a expectativa é de que os próximos meses reservem ainda mais momentos de enriquecimento cultural.

— Estou gostando muito. É uma interação muito boa e proporciona a quebra de paradigmas. Além disso, é muito bom ter esse tempo para descontrair e conhecer colegas que dividem a mesma trajetória de vida — disse.

A sensação das visitantes encontra ressonância na afirmação do coordenador da Visitação Institucional do Senado, Aguirre Estorilio:

— É muito importante esse tipo de encontro. Sem dúvida, é um prazer recebê-las. Hoje, faremos o roteiro tradicional da visita — antecipou o coordenador.

O curso

A iniciativa tem como objetivo fomentar a integração dos membros da família militar por meio de palestras, reuniões, visitas e outras atividades relacionadas ao bem-estar dos participantes.

(Do Núcleo de Comunicação Interna da Secretaria de Relações Públicas)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)