Senadores querem ouvir governo sobre pesquisa DataSenado

Da Redação | 22/04/2015, 11h40

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) deve convidar representantes do Ministério de Minas e Energia para comentar a pesquisa feita pelo DataSenado, em parceria com a Universidade de Columbia (EUA), sobre as opiniões dos brasileiros a respeito das políticas energéticas no país.

A ideia foi levantada pelo senador Lasier Martins (PDT-RS) e pelo presidente da comissão, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e recebeu apoio dos demais parlamentares.

— O governo pode aproveitar a pesquisa e ouvir o sentimento da população — disse Garibaldi Alves.

Lasier sugeriu o nome do secretário de planejamento e desenvolvimento energético da pasta, Altino Ventura Filho. Para ele, o levantamento é oportuno e pode ajudar o país a rever sua política para o setor.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) avaliou que a pesquisa de opinião evidencia que o governo só age na contramão do contribuinte.

— Ele [o governo] não põe nada em prática que seja para aliviar as tarifas — assinalou Flexa.

Energia nuclear

Já o senador Wellington Fagundes (PR-MT) cobrou um aprofundamento da pesquisa, em especial sobre as impressões dos cidadãos sobre a energia nuclear.

Thiago Cortez Costa, assessor da Secretaria da Transparência do Senado, responsável pelo DataSenado, explicou que a  pesquisa tem um foco mais quantitativo, mas informou que a maioria dos entrevistados passou a impressão de preconceito com relação à energia nuclear, para ele em função de acidentes ocorridos em usinas, como em Fukushima, no Japão, em 2011 e em Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou a preocupação do povo com relação ao preparo do Brasil no caso de um acidente semelhante ocorrer.

Hidrelétricas

Para o senador Blairo Maggi (PR-MT), a resistência da sociedade em relação a hidrelétricas apontada pela pesquisa seria decorrente de uma "campanha negativa da imprensa" contra essa matriz energética.

—  A sociedade tem essa percepção porque esses projetos [de hidrelétricas]  são  bombardeados dia e noite pela mídia — disse  Blairo.

O senador Hélio José (PSD-DF) defendeu um rearranjo da matriz energética brasileira, com mais investimentos em fontes de energia renovável. Mesma opinião manifestou Elmano Férrer (PTB-PI) ao destacar o potencial de energia eólica e solar de estados do Nordeste. A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) também defendeu o uso de energia limpa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)