Vanessa Grazziotin quer melhor análise do projeto de terceirização

Da Redação | 14/04/2015, 15h58

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) declarou ser contra o projeto de lei sobre terceirização (Projeto de Lei 4.330/2004) e advertiu que a proposta merece análise detalhada e profunda do Senado sobre seus impactos para os trabalhadores, para a área fiscal e a economia do país.

Ela contou que a adoção da terceirização no Brasil ocorreu num após um período de longa recessão. Naquele momento havia a necessidade de uma reestruturação produtiva que garantisse ao país condições de alcançar patamares de produtividade que garantissem a competitividade do país no cenário internacional.

Só que a realidade do país hoje é bem diferente e, segundo Vanessa Grazziotin, nada justifica a aprovação de uma lei que precarize e rebaixe a força de trabalho. Principalmente nesse período em que o país teve avanços trabalhistas, avaliou ela, como o baixo índice de desemprego e valorização do salário mínimo.

—  Não se trata aqui, nem eu tenho a intenção, de demonizar ou repelir qualquer iniciativa que trate da regulamentação da terceirização. De forma nenhuma. Acho até que devemos trabalhar a regulamentação da terceirização, mas no sentido de garantir direitos, ampliar direitos e não na forma como vem sendo conduzida pela Câmara dos Deputados.

Vanessa Grazziotin  destacou ainda que os terceirizados trabalham pelo menos 3 horas a mais por semana que os empregados diretos, e que ocorreria uma redução de 882 mil empregos se a jornada deles fosse igual. Além disso, há maior rotatividade de mão de obra nas empresas de terceirização e os terceirizados são as maiores vítimas dos acidentes de trabalho, acrescentou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)