CPI das Próteses deve ouvir ministro da Saúde na terça-feira

Da Redação | 10/04/2015, 10h36

A CPI que investiga denúncias de fraudes com implantes de próteses, órteses e outros materiais especiais deve ouvir na terça-feira (14) o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O depoimento foi solicitado pelo senador Humberto Costa (PT- PE), relator da comissão parlamentar de inquérito. Na justificativa, ele ressalta que as matérias divulgadas na imprensa revelaram que os delitos contavam com a participação de médicos, empresas e distribuidores.

Também serão apuradas informações sobre uma suposta “fábrica de liminares”, que adulterava documentos e os submetiam ao Poder Judiciário para forçar sistemas de saúde a implantarem os materiais nos pacientes com o objetivo de auferir indevidamente ganhos financeiros.

No texto dos requerimentos, o relator destaca que “são de alarmar os casos que envolvem desde implantes desnecessários, bem como inserção de materiais vencidos ou mesmo a danificação proposital de materiais já insertos em pacientes”.

Apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estima-se que no Brasil são realizadas 7 milhões de cirurgias por ano que utilizam esses artefatos médicos.

A reunião da CPI das Próteses está marcada para às 14h30 da terça-feira, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)