Caso do HSBC na Suíça não deve interferir no sistema financeiro nacional, acredita Tombini

Da Redação | 24/03/2015, 13h53

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse não acreditar que a instalação da CPI do HSBC interfira diretamente no sistema financeiro nacional. A pergunta foi apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que quis saber se a comissão de inquérito ou escândalo na Suíça poderiam gerar alguma sequela ou interferência na atuação do BC.

— Este tema está iniciando agora e espero que não tenha repercussão sobre o sistema. São eventos localizados, têm a ver com jurisdições externas, fora de nosso alcance. De qualquer forma, estamos acompanhado o trabalho [da CPI] e temos que atuar com outros órgãos do governo, como Receita e Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] — afirmou.

A CPI do HSBC foi instalada na manhã desta terça-feira (24) para investigar irregularidades na abertura de contas de brasileiros no Banco HSBC da Suíça. O senador Paulo Rocha (PT-PA) foi escolhido por aclamação presidente. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foi designado relator.

Alexandre Tombini participa desde as 10h40 de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A sessão é presidida pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)