Renan anuncia para terça sessão temática sobre financiamento de campanha

Da Redação | 18/03/2015, 18h31

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que na próxima terça-feira (24) haverá uma reunião temática no Plenário para debater as propostas que tratam de financiamento de campanha. Segundo Renan, a medida foi tomada depois de uma “exaustiva reunião” de lideranças na tarde desta quarta-feira (18). O presidente acrescentou que será garantida a participação de todos os senadores que quiserem falar e que todos os projetos relacionados ao financiamento – independentemente de tratarem de financiamento privado, público ou misto – constarão da pauta da sessão temática.

— Há uma cobrança enorme da sociedade para que o Parlamento se posicione sobre isso – declarou Renan, acrescentando que o Plenário decidirá sobre um calendário de apreciação de matérias relacionadas à reforma política.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse considerar importante o debate na “comissão geral”. No entanto, Pinheiro sugeriu a criação de uma comissão com representantes de cada partido ou bloco para garimpar as propostas relacionadas à reforma política e buscar “afinação e consenso” para trazer as matérias ao Plenário.

Câmara

Após a reunião de líderes, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que o presidente Renan e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se reunirão em breve. O objetivo da reunião é acertar uma agenda de votações para evitar que projetos sobre reforma política aprovados em uma Casa não avancem na outra. Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), esse entendimento é importante para que os projetos se concretizem. Segundo o senador, vários projetos sobre reforma política discutidos pelo Senado há mais de 15 anos ficaram parados na Câmara.

— Nós corremos o risco de perder o nosso tempo aqui, debatendo, aprovando e, quando chegar à Câmara, ficar na gaveta — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: