Edison Lobão é o novo presidente da Comissão de Assuntos Sociais

Anderson Vieira | 18/03/2015, 11h58

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado fez sua primeira reunião do ano na manhã desta quarta-feira (18). O senador Edison Lobão (PMDB-MA) vai comandar o colegiado até o fim de 2016. A vice-presidente será a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). Ambos foram eleitos por aclamação, visto que foram os únicos indicados.

Já na próxima semana, o novo presidente vai ter a tarefa de pôr em análise um pedido do senador Paulo Paim (PT-RS) de convite ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. O representante do Rio Grande do Sul quer debater as Medidas Provisórias 664 e 665, que tornam mais rigorosas concessões de benefícios sociais.

— Há uma preocupação grande com essas propostas, e elas tocam diretamente na questão social. Sou daqueles que acreditam que o governo vai negociar com o Congresso. As MPs não passarão como estão. O governo sabe que tem que dialogar. Num momento delicado da conjuntura nacional, essa comissão não pode deixar que o tema seja discutido em outras instâncias e vá direto para o Plenário — argumentou Paim, que foi orientado por Lobão a apresentar na próxima semana um requerimento formal pedindo com convite.

Trabalho

O senador Paulo Rocha (PT-PA), por sua vez, chamou atenção para os assuntos relativos aos trabalhadores. Acidentes de trabalho e mão-de-obra em situação análoga à escravidão são dois pontos que preocupam o parlamentar:

— Precisamos de leis mais adequadas, por isso são necessárias medidas mais eficazes e duras para enfrentar essa difícil realidade. Vamos propor uma subcomissão para provocar debates sobre assuntos tão importantes — disse.

Saúde

Já Dário Berger (PMDB-SC) pediu apoio da presidência para que a comissão trabalhe em prol da saúde.

— As pessoas querem viver mais e melhor, por isso não podemos poupar recursos nem esforços para que o cidadão possa no mínimo se atendido em tempo hábil. Saúde não pode esperar. Temos que cobrar da União recursos e gestão para atendimento de qualidade aos brasileiros.

Regimento

Após assumir a presidência, Lobão lembrou a importância da comissão, que é responsável por cuidar de assuntos que atingem diretamente a vida do cidadão brasileiro.

— As comissões técnicas são exatamente aquelas que estudam os projetos, dão andamento às propostas e aperfeiçoam as matérias para que possam chegar ao Plenário. Vamos agir para que essas tarefas sejam cumpridas da melhor forma possível e conforme o Regimento Interno — afirmou.

A princípio, Lobão pretende manter as reuniões da CAS sempre às quartas-feiras, às 9h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)