Aeroporto de Pelotas passa a se chamar João Simões Lopes Neto

Tércio Ribas Torres | 12/03/2015, 16h44

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (12), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 9/2014, que dá o nome do escritor João Simões Lopes Neto ao Aeroporto Internacional de Pelotas (RS). Do deputado Fernando Marroni (PT-RS), o projeto havia sido aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em maio do ano passado e agora segue para sanção.

— A aprovação deste projeto atende interesse da sociedade de Pelotas e do povo do Rio Grande do Sul — afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS), que foi relator da matéria na CE.

Na justificativa do projeto, o deputado Fernando Marroni informa que a cidade de Pelotas é hoje a principal porta para as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que demandam a base aérea brasileira na Antártica. Segundo o deputado, o aeroporto de Pelotas tem sua história ligada ao pioneirismo da aviação comercial desde a década de 1920.

O autor argumenta que a ideia é prestar uma homenagem ao escritor que é considerado, entre muitos críticos e pesquisadores da literatura brasileira, o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul. Segundo Marroni, o escritor João Simões Lopes Neto sempre procurou valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

Nascido em 1865 em Pelotas, João Simões Lopes Neto morreu na mesma cidade em 1916. Ao longo de sua vida, foi empreendedor do ramo de manufatura e minerador. Seu maior destaque, porém, foi como autor de livros de narrativas da cultura gaúcha, como o Cancioneiro Guasca, Contos Gauchescos e Lendas do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: