Renan: ‘Prestarei as informações que a Justiça desejar’

Da Redação | 06/03/2015, 22h09

A propósito da decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal,  que deferiu nesta sexta-feira (6) 21 pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, “referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos em investigação cujo foco principal são desvios de recursos da Petrobras”, o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, divulgou a nota abaixo:

“Nas democracias, todos – especialmente os homens públicos – estão sujeitos a questionamentos, justos ou injustos. A diferença está nas respostas. Existem os que têm o que dizer e aqueles que não. Quanto a mim darei todas as explicações à luz do dia e prestarei as informações que a Justiça desejar.

Minhas relações junto ao poder público nunca ultrapassaram os limites institucionais. Jamais mandei, credenciei ou autorizei o deputado Aníbal Gomes, ou qualquer outro, a falar em meu nome, em qualquer lugar. O próprio deputado já negou tal imputação em duas oportunidades.

Como maior interessado no inquérito, apesar do atropelamento do Ministério Público, que poderia ter evitado equívocos me ouvindo preliminarmente, considero que este é único instrumento capaz de comprovar o que venho afirmando desde setembro do ano passado.

Renan Calheiros, presidente do Senado Federal" ​

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)