Fernando Bezerra Coelho defende punição de empresa que discrimina mulher

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/03/2015, 16h43

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou projeto que pune com multa a desigualdade salarial por questões de gênero. Com isso, as empresas instaladas no país ficam obrigadas a pagar salários iguais a homens e mulheres que exerçam as mesmas funções.

Ele explicou que esse foi um dos compromissos de campanha que assumiu com as pernambucanas. Bezerra disse que as distorções salariais chegam a uma diferença média superior a 20% no Brasil.

Acrescentou ainda que quanto mais rico o  estado do país, mais aumentam as distorções. O parlamentar citou dados oficiais segundo os quais em Santa Catarina, que apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, a diferença é de 30%. Já no Acre, que está na vigésima primeira posição em relação ao IDH, a distorção é de 8%.

O senador ressaltou também que as estatísticas mostram que 36% das mulheres brasileiras comandam os lares onde vivem. E isso é uma razão a mais para que não ganhem menos do que os homens. Para ele, as disparidades salariais por questão de gênero são uma violência contra a mulher que precisa acabar no Brasil:

— Temos que ter esses números bem claros porque o que percebemos aqui é um contexto brutal em que as mulheres trabalham mais, assumem cada vez mais responsabilidades e ainda assim ganham menos — afirmou.

Fernando Bezerra Coelho também informou que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, está no México para receber um prêmio das Nações Unidas referente ao Programa Mãe Coruja, do governo pernambucano.

Instalado em 2007, o programa garante assistência às mulheres durante a gestação e nos primeiros meses de vida do bebê. O Mãe Coruja reúne ações governamentais, assegurando saúde, inclusão social, orientação e educação a mais de 100 mil mulheres pernambucanas, disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)