Aloysio Nunes diz que governo de Dilma Rousseff está sem rumo

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/02/2015, 18h16

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse nesta segunda-feira (23) em Plenário que o governo da presidente da República, Dilma Rousseff, está sem rumo. A prova disso, acrescentou, é que Dilma segue atribuindo a fatores externos os problemas na economia. Isso mesmo após seu ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitir que o Brasil vive uma crise econômica.

Ele também lamentou as declarações da presidente, feitas na sexta-feira, transferindo parte da culpa pela corrupção na Petrobras ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995–2002), já que um ex-diretor da estatal, Pedro Barusco, admitiu que teria recebido propina no final em 1997.

Aloysio Nunes afirmou que o ex-diretor pode até ter recebido propina naquela época, mas teria sido um fato isolado e não uma prática institucionalizada, como tem se verificado a partir da chegada do PT ao poder. Ele também estranhou que o partido de Dilma, há tanto tempo no poder, não tenha se interessado em investigar supostas irregularidades na Petrobras cometidas pelo governo do PSDB.

— Essa senhora, a presidente, foi durante 12 anos, seja como ministra das Minas e Energia, seja como chefe da Casa Civil e presidente da República, a pessoa que mais influiu nos destinos da Petrobras, ela e o presidente Lula. Será que nesses 12 anos eles, que tiveram a faca e o queijo na mão para investigar o que fosse necessário, investigar do governo anterior, não teriam tido a ocasião de levantar ali pelo menos uma leve suspeita sobre o passado? — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)