Publicação do Senado explica reforma política

Da Redação | 20/02/2015, 13h59

O que é voto distrital ou voto distrital misto? O que significa democracia representativa? O que é mesmo o sistema proporcional de voto? Cada vez que o tema reforma política volta à baila essas palavras são repetidas. No entanto, é bastante razoável supor que nem todo mundo sabe o que significam esses termos. Esclarecer a sociedade sobre esse assunto é a ideia do livro Resgate da Reforma Política: diversidade e pluralismo no Legislativo, que será lançado nesta terça-feira (24), às 18h30, na Biblioteca do Senado.

O coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Rafael Silveira e Silva, esclareceu que a publicação foi uma iniciativa de consultores e advogados do Senado diante do descontentamento apresentado nas manifestações de junho de 2013 com relação ao sistema político nacional. Levando em consideração as primeiras discussões sobre o projeto, o trabalho começou em junho do ano passado, a partir da percepção de que o tema ganharia relevo a partir de 2015.

Um dos cuidados na edição da obra, de acordo com o Rafael Silveira, foi dividir o livro em temas afins para facilitar o entendimento do conteúdo. São 15 capítulos, e cada um deles é precedido de uma pequena explicação sobre o tema, de modo que o leitor possa avaliar previamente os artigos e escolher quais são de seu interesse.

— Cada um dos autores expressou sua opinião sobre um tema relacionado à reforma política. Há alguns de caráter mais introdutório e outros que buscam mais aprofundamento — explicou Rafael.

Além da venda ao público, o livro Resgate da reforma política: diversidade e pluralismo no Legislativo será distribuído gratuitamente para bibliotecas públicas. Em breve a publicação também estará disponível em formato digital.

No mesmo dia, pela manhã, o Plenário do Senado terá uma sessão temática sobre reforma política, convocada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)