Vanessa Grazziotin deve ser reconduzida à Procuradoria Especial da Mulher

simone-franco | 12/02/2015, 15h18

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM) deverá ser reconduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, ao cargo de procuradora especial da Mulher. Apesar de considerar ideal a alternância no comando, ela acredita que, neste momento, é necessário continuar na função pelo fato de o órgão ter pouco tempo de funcionamento — cerca de dois anos.

— O presidente Renan já manifestou que não há problema na recondução e as parlamentares também apoiaram — informou Vanessa nesta quarta-feira (11), após encontro com as senadoras para definir a pauta feminina do Senado em 2015.

Na reunião, ficou decidido que a reforma política deverá orientar as ações de gênero este ano, com propostas para ampliar a participação feminina no legislativo.

Quintas Femininas

Uma das iniciativas da Procuradoria Especial da Mulher que deverá ser ampliada em 2015 é o Projeto Quintas Femininas. Em formato de audiências públicas, os encontros acontecem uma vez por mês e reúnem especialistas no tema em destaque, autoridades e representantes de entidades da sociedade civil.

A pauta do Quintas Femininas será aberta em março com o debate “Mulher, esporte e movimento”. A expectativa é de que sejam realizados dez encontros ao longo de 2015, envolvendo discussões sobre mobilidade, diversidade, educação, trabalho e violência contra a mulher, entre outros assuntos.

Projetos prioritários

A bancada feminina no Senado também está se mobilizando para concluir e divulgar, após o Carnaval, um levantamento sobre os projetos prioritários de interesse das mulheres em tramitação na Casa. De acordo com Vanessa, a lista será entregue ao presidente Renan e ao colégio de líderes para que se acelere a votação de propostas em benefício das mulheres e da sociedade.

Outra conquista legislativa esperada para março é a criação de uma CPI mista sobre as condições dos abrigos de menores no Brasil.

— Considero fundamental para a mulher ver como vivem as crianças e os adolescentes que cumprem pena — avaliou Vanessa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)