CPI Mista da Petrobras se reúne para votar relatório final

Da Redação | 17/12/2014, 14h59

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista da Petrobras deve ter hoje a última reunião. Na agenda, está a votação do relatório final. Senadores e deputados terão que escolher um entre pelo menos três textos. O relatório oficial foi apresentado pelo deputado Marco Maia (PT-RS) na semana passada.

As principais conclusões são que houve superfaturamento de US$ 4,2 bilhões na obra da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e que o negócio da Refinaria de Pasadena no Texas (EUA) não trouxe prejuízos para a estatal de petróleo. O relatório também não propôs indiciamentos, mas recomendou que a Justiça e a polícia aprofundem as investigações sobre o envolvimento de pessoas nos casos de corrupção na Petrobras.

A oposição não ficou satisfeita com as conclusões. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) já apresentou um texto alternativo em que pede a saída imediata da atual presidente da estatal, Graça Foster, e a substituição de toda a diretoria da empresa. Argumenta que Foster mentiu em depoimento à CPI quando disse não saber do pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela holandesa SBM Offshore.

Além do voto em separado de Lorenzoni, deputados de cinco partidos de oposição (PSDB, DEM, PPS, PSB e SD) anunciaram mais um relatório paralelo. Devem pedir o indiciamento do deputado Luiz Argôlo (SD-BA), do deputado cassado André Vargas, do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e de executivos da empresa Toyo Setal.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)