Figueiró faz balanço de sua atuação no Senado

Da Redação | 12/12/2014, 10h49

Próximo a deixar o Senado,  Ruben Figueiró (PSDB-MS) fez, nesta sexta-feira (12), em pronunciamento no Plenário, um balanço dos projetos apresentados por ele desde o início de 2013, quando assumiu o mandato na Casa. Foram 51 proposições legislativas protocoladas, entre projetos, propostas de emenda à Constituição, requerimentos de informação e requerimentos de realização de audiências públicas. Os projetos englobam mudanças nas regras eleitorais e nas áreas de saúde e agricultura.

Na área da saúde, por exemplo, o senador apresentou o PLS 145/2014, que proíbe o uso de símbolo, figura, desenho ou recurso gráfico com elemento de apelo ao universo infantil nos rótulos e na propaganda de medicamentos, cosméticos e produtos de limpeza.

— A ideia é prevenir acidentes domésticos com crianças. É muito comum a intoxicação de crianças por consumo desse tipo de produto, muitas até chegando a óbito — assinalou.

Figueiró também apresentou propostas para melhorar o processo eleitoral. É o caso do PLS 130/2013, que garante ao eleitor que está fora do domicílio eleitoral no dia da votação escolher os representantes de seu estado para vereador, prefeito, deputado estadual, federal, senador e governador. A lei atual permite apenas o voto em trânsito para presidente da República.

— Entendo que o montante numérico não é o mais determinante para se avaliar como positiva ou medíocre uma atuação parlamentar, mas, sim, a qualidade do que está sendo posto em debate — afirmou.

Em aparte, Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou a atuação de Figueiró, em especial nas reuniões da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O senador por Mato Grosso do Sul deixa a Casa em 31 de janeiro de 2015.

—  Foi um prazer muito grande estar ao seu lado, trabalhando, defendendo a agricultura, e especialmente o pequeno agricultor —  disse Acir.

A lista completa de propostas apresentadas por Figueiró pode ser conferida aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)