Casildo elogia novo ministro e aponta dificuldades impostas à indústria

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/12/2014, 15h06

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou a escolha do senador Armando Monteiro (PTB-PE) para comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no segundo mandato de Dilma Rousseff. Ele lembrou que Armando foi ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um setor que enfrenta dificuldades pela falta de infraestrutura de transporte e de energia e de mão de obra qualificada.

Segundo Casildo, os altos estoques, aliados ao baixo consumo, são sintomas da crise que afeta a indústria. Ele mencionou a queda de 0,7% do nível de emprego no setor em setembro. Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indicou ainda que 30% dos empresários pretendem tomar empréstimos para pagar o décimo-terceiro dos empregados.

Casildo apontou a elevada carga tributária e a burocracia fiscal como outros obstáculos ao setor industrial. Segundo ele, uma empresa de médio porte no Brasil gasta 2.600 horas por ano para interpretar a legislação tributária, calcular os impostos e pagá-los.

— Apenas para termos uma base de comparação: em nosso vizinho Uruguai, as empresas consomem por ano 310 horas para desembaraçar suas obrigações tributárias; nos Estados Unidos, são 175 horas por ano; e na Inglaterra, apenas 110 horas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Casildo Maldaner