Sarney recebe homenagem da Comunicação Social do Senado

Da Redação | 03/12/2014, 17h40

Dezenas de servidores do sistema de comunicação do Senado reuniram-se nesta quarta-feira (3) para prestar homenagem ao senador José Sarney (PMDB-AP), considerado o parlamentar responsável pela criação da estrutura de comunicação social da Casa. O local escolhido foi um dos estúdios da TV Senado, criada na primeira gestão de Sarney como presidente da Casa, e emissora pioneira no Legislativo brasileiro.

Durante quase duas horas, o senador, que é o parlamentar de carreira mais duradoura no Congresso Nacional, e que encerra seu mandato em janeiro, ouviu pronunciamentos de homenagem que resgataram a história de implantação da TV Senado e reforçaram a importância do sistema público de comunicação. O próprio Sarney confirmou o esforço que foi necessário para tirar do papel a ideia de TV Legislativa, muitas vezes enfrentando a desconfiança dos outros senadores.

— O Senado passou a falar diretamente ao cidadão e esse ganhou a possibilidade de comparar os fatos transmitidos ao vivo na Casa com as versões do conjunto da mídia comunicativa — disse Sarney.

O senador prevê uma participação cada vez mais ativa da comunicação pública no exercício da democracia.

— Com o avanço da informática, nos encontraremos dentro de alguns anos em condições de retornar às raízes da democracia, podendo alcançar aquele ideal da democracia direta de que nos afastamos pelas dimensões dos Estados modernos — analisou.

História

A atual estrutura de comunicação do Senado – TV, rádio, jornal, portal de notícias na internet, relações públicas e marketing – começou a tomar forma no início dos anos 90, com o processo de redemocratização por que passava o país, em que a nova Constituição obriga a administração pública a investir em transparência e participação popular.

A previsão da de um canal específico para a TV Senado, constante da Lei de Cabodifusão, é fruto dessa nova realidade. As operadoras de TV a Cabo passaram a destinar um canal entre os chamados canais básicos de utilização gratuita.  A TV Senado passou então a levar ao telespectador informações sobre o Legislativo e suas atribuições, com a transmissão ao vivo das sessões do Plenário e das comissões, o que não ocorria até então em nenhuma emissora.

Também estiverem presentes à homenagem, o diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Davi Emerich,  e ex-diretores, entre eles, o jornalista Fernando Cesar Mesquita, em cuja gestão foi criada a TV Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Senador José Sarney