Mara Gabrilli cobra acesso de pessoas com deficiência ao Plenário do Congresso

Da Redação | 03/12/2014, 17h40

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) cobrou a entrada de cerca de mil pessoas com deficiência no Plenário do Congresso Nacional para acompanhar a sessão que ocorre neste momento para votação de vetos presidenciais e análise da mudança do superávit fiscal de 2014.

Gabrilli, que é cadeirante, destacou o trabalho da Câmara para tornar o Plenário acessível às pessoas com deficiência e pediu que a sessão fosse interrompida caso não fosse permitida a entrada nas galerias das pessoas com múltiplas deficiências que visitam o Congresso nesta quarta-feira (3).

— É inadmissível que isso esteja acontecendo no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que já são pessoas excluídas. Já são pessoas esquecidas com as quais esse Brasil tem uma dívida gigantesca. Eu gostaria que a gente tomasse uma atitude e abrisse as portas desta Casa. Isso aqui é Casa do povo — disse.

Tumulto

A decisão de barrar a entrada no Plenário foi tomada pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, depois do protesto de manifestantes na sessão de terça (2) à noite, suspensa depois da tentativa da Polícia Legislativa de esvaziar as galerias, sob os protestos de parlamentares da oposição.

Nesta quarta-feira (3), na chamada chapelaria (principal acesso ao Congresso), cerca de 50 manifestantes protestaram com gritos, “apitaço”, cartazes e bandeiras, exigindo a entrada no Plenário. Mesmo com a segurança reforçada, o senador José Sarney (PMDB-AP) foi impedido de entrar na chapelaria pelos manifestantes, que balançaram o carro do senador e deram tapas na lataria, obrigando o motorista a seguir adiante para outra entrada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)