Kaká Andrade pede atenção do governo para necessidades dos idosos

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/11/2014, 15h38

O senador Kaká Andrade (PDT-SE) alertou que o crescimento do número idosos no país exige do governo melhores políticas públicas de desenvolvimento para garantir melhores condições de vida a esses brasileiros. Segundo ele, os novos desafios serão maiores nas áreas de saúde, educação, moradia e segurança, para combater a negligência, os maus-tratos, os abusos, a exploração financeira, o desrespeito e a discriminação dos idosos em todos os níveis, inclusive o familiar.

Kaká Andrade reconheceu que os desafios não são facilmente superados. Ele citou como exemplo a questão da formação de cuidadores de idosos. Segundo o senador, até o final de 2013 deveriam ter sido formados 150 mil cuidadores para atender gratuitamente a população, mas apenas 1% da meta foi cumprido.

- É preciso deslocar mais recursos federais com tal finalidade, urgentemente. Falo isso pois tenho observado que a iniciativa privada apoderou-se dessa campo de atividades e isso pode deixar o idoso sem recursos fora da linha da atuação, fazendo pender mais a balança da distorção social. Com um a população idosa crescente, o Brasil tem que se preparar adequadamente

Kaká Andrade também afirmou que o governo precisa garantir o fácil acesso dos idosos a medicamentos, serviços de saúde, moradia digna, ações educativas e esportivas. Ele mencionou a importância de que os imóveis sejam construídos pensando nas necessidades dos idosos, com recursos como pisos antiderrapantes, portas e corredores mais largos, poucos degraus e iluminação adequada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Idosos Senador Kaká Andrade