Em nota, CDH cobra investigação independente de chacina em Belém

Da Redação | 06/11/2014, 16h27

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) divulgou nesta quinta-feira (6) nota em que manifesta preocupação e indignação com a morte de pelo menos nove pessoas numa chacina em Belém. Em seis casos há sinais de execução, e outras mortes são investigadas. Os crimes foram cometidos na noite de terça para quarta-feira, pouco após o assassinato de um policial militar, baleado quando chegava em casa, no bairro do Guamá. A suspeita é de que os assassinatos tenham sido praticado por outros policiais como vingança.

Conforme a nota, ofícios já foram encaminhados pela CDH aos órgãos públicos do Pará, solicitando investigação imediata e independente dos crimes e punição rigorosa dos autores dos assassinatos. A comissão também pede que a morte do policial seja investigada e os responsáveis punidos.

Veja a íntegra da nota:

"Nota pública da CDH Senado sobre chacina no Pará

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal manifesta preocupação e indignação com a chacina de pelo menos nove pessoas ocorrida, esta semana, na cidade de Belém, no Pará.

Ofícios já foram encaminhados pela CDH aos órgãos públicos do Estado do Pará, solicitando investigação imediata e independente dos crimes e punição com rigor dos envolvidos e autores dos bárbaros assassinatos.

Há informações de que a chacina foi cometida supostamente por policias militares como vingança pela morte do cabo Antônio Marcos da Silva Figueiredo. O cabo integrava a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) da Polícia Militar. Da mesma forma, a CDH pediu que a morte do cabo seja investigada e responsabilizada.

Os ofícios foram encaminhados ao Governo do Estado do Pará via Secretaria de Segurança Pública e a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado.

Solicitamos, ainda, total assistência para as famílias das vítimas e informações detalhadas a respeito do caso.

A CDH do Senado se solidariza com os familiares de todas as vítimas.

Brasília, 6 de novembro de 2014

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Senadora Ana Rita Esgário

Presidente da Comissão"

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: