Ferraço apela à Petrobras pela participação do ES na construção de seis terminais de petróleo

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/10/2014, 19h46

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) fez um apelo à presidente da Petrobras, Graça Foster, para que a empresa  corrija os critérios de concorrência pública para a construção de seis terminais de petróleo, permitindo a participação do seu estado, o Espírito Santo.

Ricardo Ferraço disse que o edital publicado pela Petrobras condena a viabilidade desses empreendimentos no Espírito Santo e reconhece a competitividade apenas do estado do Rio de Janeiro.

O parlamentar ressaltou que a extração de petróleo e gás em mar e terra no seu estado representa de 15% a 17% de toda a produção brasileira e que se trata de uma prioridade estratégica para os capixabas agregar valor a essa atividade.

Ele afirmou ainda que se a estatal mantiver a decisão causará um grande prejuízo ao Espírito Santo, que assumiu os impactos ambientais e demandas de infraestrutura para sustentar a exploração de petróleo.

- Por que não a construção de três desses terminais no estado do Rio de Janeiro e três desses terminais no Espírito Santo, considerando o esforço que estamos desenvolvendo para a atração de empreendimentos no sul do estado, inclusive com a possibilidade de três empreendimentos que estão com seus licenciamentos em fase de evolução - indagou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)