Bolsa Família deve ser política de Estado, diz Ruben Figueiró

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/10/2014, 15h22

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) defendeu nesta quarta-feira (8) projeto do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que transforma o programa Bolsa Família em política de Estado e regulamenta em lei o pagamento do benefício.

Assim, acredita Figueiró, o governo não usará mais o programa como moeda de troca durante o período eleitoral. Ele acrescentou também que, regulamentado, o Bolsa Família será mais bem gerido e fiscalizado e poderá, até, ser ampliado.

O senador lembrou que, no Nordeste e no Norte, onde vivem 23 milhões de beneficiários do Bolsa-Família, a votação na presidente Dilma Roussef no primeiro turno da eleição foi maior que no candidato tucano, Aécio Neves. E isso, para Ruben Figueiró, não foi mera coincidência.

- Esse instrumento de inclusão social importantíssimo deve ser definitivamente incorporado ao arcabouço jurídico nacional como forma de se evitar o seu uso eleitoral. O Bolsa Família beneficia 14 milhões de famílias, alcançando mais de 48 milhões de brasileiros. Os 24 bilhões (de reais) gastos com o programa representam 0,5% do PIB, valor economicamente razoável, que pode ser incorporado na programação orçamentária - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)