CPI Mista da Petrobras ouve Nestor Cerveró nesta quarta

Da Redação | 11/08/2014, 10h55

A CPI Mista da Petrobras vai ouvir nesta quarta-feira (13) o ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró, autor do documento que serviu de base para a aprovação da compra da refinaria de Pasadena (EUA), que teve custo final estimado de US$ 1,24 bilhão.

Em depoimento à CPI exclusiva do Senado, em maio, Cerveró negou ter ocultado informações do Conselho de Administração da Petrobras, responsável pela aprovação final do negócio. Além disso, segundo ele, a compra se justificava devido à estratégia da empresa à época de expansão no exterior. Por isso, o ex-diretor isentou de responsabilidade os membros do conselho, então presidido por Dilma Rousseff.

O depoimento de Cerveró à CPI do Senado é um dos que teriam integrado um esquema de "combinação" de perguntas de acordo com denúncia da revista Veja. As audiências com a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-presidente Sérgio Gabrielli também estão sob suspeita.

Diante da denúncia, oposicionistas pediram a anulação dos depoimentos e até a suspensão dos trabalhos da CPI do Senado. Eles também querem ouvir, na CPI Mista, os depoentes e servidores que teriam participado do esquema.

Os governistas, no entanto, minimizam a denúncia da revista. Segundo o relator da CPI do Senado, José Pimentel (PT-CE), as principais perguntas feitas aos depoentes constavam de plano de trabalho público.

O depoimento de Cerveró está marcado para o plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado, às 14h30.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: