CPI Mista da Petrobras terá reunião na quarta-feira

Larissa Bortoni | 18/07/2014, 13h45

Presidente das duas comissões parlamentares de inquérito que investigam denúncias de irregularidades na Petrobras, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) informou que os trabalhos investigativos vão prosseguir no período em que não houver sessões deliberativas no Congresso Nacional.

A CPI Mista da Petrobras tem reunião prevista para a próxima quarta-feira (23), a partir de 14h30. Deputados e senadores vão ouvir o secretário de Controle Externo da Administração Indireta do Tribunal de Contas da União, Osvaldo Vicente Cardoso Perrout.

Vital do Rêgo disse que a decisão de não interromper os trabalhos das duas CPIs foi tomada por seus integrantes, como uma resposta ao desejo da sociedade de ver as denúncias apuradas.

- Os companheiros entenderam que deveriam manifestar ao país o desejo de investigar profundamente as questões que nos são apresentadas e que são de nossa responsabilidade - disse Vital do Rêgo.

Auditorias do TCU

Empreendimentos da Petrobras, como a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, estão em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em agosto do ano passado, o TCU divulgou ter constatado nas obras dessa refinaria “indícios de irregularidades, como projeto básico deficiente ou desatualizado, inadequação das providências adotadas para sanar interferências que possam provocar o atraso da obra e obstrução ao livre exercício da fiscalização pelo TCU”.

A Petrobras responde que está em entendimento com o TCU para demostrar que não há sobrepreço nem superfaturamento nas obras, mas sim divergências metodológicas. “O Tribunal considera a tabela de custos para construção de rodovias, e a Petrobras contabiliza itens específicos para a construção da refinaria. É importante ressaltar que ainda não há um parecer conclusivo do TCU sobre o assunto”.

CPI do Senado

Não há ainda reunião prevista para a semana que vem da CPI do Senado que apura irregularidades na Petrobras. O relator da comissão parlamentar de inquérito, senador José Pimentel (PT-CE), disse que esse período será destinado não apenas à análise de documentos, mas para depoimentos.

- Temos aqui em torno de cinquenta pessoas convocadas para depor, entre eles, o ministro do TCU, que foi convidado. Nós vamos conversar com membros da CPI para vermos qual vai ser o procedimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: