Aprovada recondução de André Pepitone à diretoria da Aneel

Da Redação | 16/07/2014, 21h45

O Plenário do Senado decidiu nesta quarta-feira (16) reconduzir ao cargo o diretor André Pepitone da Nóbrega, um dos quatro diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram 41 votos favoráveis e 8 contrários à indicação de Pepitone, feita pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Ficaram pendentes outras duas indicações para a diretoria da Aneel: a recondução do atual diretor-geral, Romeu Donizete Rufino, e a nomeação de Tiago de Barros Correia. Senadores chegaram a pedir a votação de todas as indicações, mas não houve acordo.

Pouco antes da votação de Pepitone, o presidente do Senado, Renan Calheiros, reclamou da pressão para sabatinar e votar as indicações “atropeladamente e sem calendário”. Ele lembrou que as indicações dos três nomes chegou ao Senado na última quinta-feira (10) e tudo foi feito para dar celeridade à análise.

A diretoria colegiada da Aneel tem cinco vagas e a falta de diretores dificulta as decisões. As três indicações foram aprovadas na Comissão de Infraestrutura na manhã desta quarta (16).

- O Senado não tem responsabilidade com o quórum da Aneel. Isso não é responsabilidade nossa. Em três dias o Senado iniciar e ter de concluir um processo desses não é prudente para as agências de regulação do país – advertiu Renan.

Currículo

André Pepitone da Nóbrega nasceu em 21 de janeiro de 1974, na cidade de Maceió (AL). É engenheiro civil graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Na mesma universidade, em 2010, concluiu curso de pós-graduação lato sensu em Geotecnia. Em 2006, obteve diploma de especialização em Theory and Operation of a Modern National Economy, na Universidade George Washington, em Washington (EUA).

Na área de Geotecnia, integrou a equipe responsável pelos estudos de inventário, viabilidade, projeto básico e projeto executivo de empreendimentos hidrelétricos. É especialista em regulação do setor de energia e encontra-se em exercício na agência desde 2000.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: