Veja os senadores que encerram mandato em janeiro de 2015

Da Redação | 20/02/2014, 19h45

À semelhança dos Estados Unidos, país que serviu de modelo para o nosso sistema político, o Brasil não renova os membros do Senado em uma só eleição. Enquanto os EUA elegem a cada dois anos um terço dos senadores (que lá possuem mandato de seis anos), aqui a renovação se dá a cada quatro anos. No pleito de 2010, a população escolheu 54 senadores, isto é, dois terços da composição total. Em 5 de outubro deste ano, serão eleitos 27, ou seja, um terço.

Os titulares das cadeiras em jogo nas eleições de 2014 foram eleitos em 2006 e tomaram posse em 1º de fevereiro de 2007. Seus mandatos, ou dos suplentes que os sucederam no exercício do cargo, vão até 31 de janeiro de 2015, véspera da posse dos novos eleitos.

A lista dos senadores que se encontram nessa situação inclui dois ex-presidentes da República (José Sarney e Fernando Collor), muitos ex-deputados ou ex-ministros e oito ex-governadores: Alvaro Dias (PSDB-PR), Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Fernando Collor (PTB-AL), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Jayme Campos (DEM-MT), João Durval (PDT-BA), José Sarney (PMDB-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS).

São três mulheres e 24 homens, pertencentes aos seguintes partidos: PMDB (7 senadores), PSDB (5), PTB (5), PT (3), DEM (2), PDT (2), PCdoB (1), PP (1) e PR (1).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: