Ala Filinto Müller do Senado poderá ter nome mudado para Luiz Carlos Prestes

Da Redação | 21/01/2014, 10h10

Aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de resolução do Senado (PRS 36/2011) que altera a denominação da Ala Filinto Müller do Senado para Ala Luiz Carlos Prestes. A matéria recebeu parecer favorável do relator, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

De autoria da senadora Ana Rita (PT-ES), a proposta já passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e propõe a alteração do nome dessa ala de gabinetes do Senado. Tanto Filinto Müller (1900-1973) quanto Luiz Carlos Prestes (1898-1990) foram senadores.

Filinto Müller colaborou com as duas ditaduras que governaram o Brasil no século 20 e ficou conhecido por agir com mão de ferro. Atuou como chefe de polícia na ditadura Vargas (1930-1945); e como líder político, na sustentação do regime dos generais (1964-1985).

Nascido em Cuiabá, em 1900, Müller participou do Movimento Tenentista, de oposição à oligarquia da República Velha (1891-1930).  A ascensão de Getúlio Vargas em 1930, com o apoio de grande parte dos tenentes, e a posterior implantação da ditadura do Estado Novo levou Müller para o centro do poder político. Ele personificou a repressão violenta aos movimentos de oposição a Getúlio, principalmente comunistas, mas também integralistas. Em 1932, exerceu papel de destaque no combate à Revolução Constitucionalista de São Paulo. Logo em seguida, assumiu a temida Polícia do Rio de Janeiro (então capital), cargo que ocupou até 1942.

A perseguição aos opositores de Vargas gerou acusações de tortura e assassinatos. A atuação de Filinto Müller é citada, por exemplo, no episódio de deportação da mulher do líder comunista Luiz Carlos Prestes, a judia alemã Olga Benário, que, mesmo grávida, foi entregue à Alemanha, onde seria morta no campo de concentração nazista de Bernburg.

Em 1947, após a ditadura Vargas, Müller conquistou uma cadeira no Senado por Mato Grosso. Foi reeleito em 1955 e 1962. Teve destacada atuação no Senado, exercendo a liderança do PSD e, posteriormente, do governo Juscelino Kubitscheck (1956-1960).

Com o Golpe de 1964 e a cassação dos direitos de inúmeros políticos – inclusive de Juscelino – e a implantação do bipartidarismo, Filinto Müller filiou-se ao partido à Arena, partido que dava apoio político à ditadura militar. Pela legenda, reelegeu-se mais uma vez em 1970.

Müller foi um dos parlamentares mais importantes no apoio ao regime, ocupando a liderança da Arena e do governo no Senado. Em 1973, assumiu a Presidência do Senado. Morreu num acidente aéreo em Paris, em julho do mesmo ano.

Prestes

Já Luiz Carlos Prestes é um dos maiores ícones comunistas da história do Brasil. Líder da Intentona Comunista – movimento para derrubada do governo Getúlio Vargas, capitaneada pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1935 –, ele chegou ao Senado ao fim do Estado Novo (1937-1945) e comandou uma bancada de 14 deputados durante a Constituinte de 1946. Teve seu mandato cassado quando o PCB foi declarado ilegal.

Prestes nasceu em Porto Alegre (RS) em 1898, formou-se em Engenharia Militar pela então Academia Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, em 1919. Em 1924, já capitão, rebelou-se contra as oligarquias dominantes da Primeira República, e comandou os Rebeldes da Região Missioneira do Rio Grande do Sul, baseado em Santo Ângelo, deslocou-se para Foz do Iguaçu (PR) e, juntando-se aos Rebeldes Paulistas comandados por Miguel Costa, constituiu o Contingente Rebelde denominado Coluna Miguel Costa Prestes, em cujo comando ganhou o apelido de “Cavaleiro da Esperança”, tendo o contingente rebelde ficado historicamente conhecido como “Coluna Prestes”.

Retornou clandestinamente a Porto Alegre em 1930, quando, após dois encontros com Getúlio Vargas, foi convidado para assumir o Comando Militar do movimento rebelde que se tornaria vitorioso, mas recusou o convite. Em 1934, incorporou-se à Aliança Nacional Libertadora, que objetivava a derrubada do governo Vargas.

Derrotado pelas forças do governo, foi preso e torturado antes da deportação de Olga Benário para a Alemanha nazista. Ao fim da ditatura, Prestes chegou a manifestar apoio a Vargas, que voltou ao poder em 1950, pelo voto direto. Eleito senador com grande votação para a Assembléia Constituinte de 1946, quando o PCB obteve 10% dos votos, Prestes liderou uma bancada de 14 parlamentares. Mas teve seu mandato de senador cassado em 1948, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que, no contexto da Guerra Fria, rompeu relações com a União Soviética e cassou o registro do Partido Comunista. Prestes só saiu da clandestinidade em 1979, ano da anistia durante o regime militar. O líder comunista passou então a apoiar o PDT de Leonel Brizola (1922-2004). Prestes faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro.

Com informações do Centro de Documentação da Fundação Getúlio Vargas

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: