Interlegis realiza oficina para publicação e administração de portal legislativo

Da Redação | 02/12/2013, 19h55

A última oficina presencial do ano sobre o uso do Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) teve início nesta segunda-feira (2), na sede do Interlegis em Brasília. o Até momento, sete estados estão representados e formam um painel bastante diferenciado no tocante às experiências anteriores. Servidores de câmaras municipais do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pará e da Assembleia Legislativa de Rondônia relataram suas expectativas com relação ao treinamento que fariam de colocar o site no ar até inserir novas ferramentas de uso, a fim de tornar mais ágeis e eficientes os sites das casas legislativas.

Higino Vieira, técnico do Interlegis que abriu o treinamento, explicou que a proposta da oficina é permitir que todos os participantes possam fazer o melhor aproveitamento possível do encontro, a despeito do nível de conhecimento que tenham do Portal Modelo e do estágio em que ele se encontre na casa legislativa que representam - o que é possível porque o treinamento ocorre em dois tipos de ambiente: o de produção, para as instituições  cujo portal necessita apenas ser customizado ou atualizado; e de treinamento, para atender aos participantes que ainda estejam em seu primeiro contato com a ferramenta.

Higino também explicou que o Portal Modelo - mais uma solução oferecida gratuitamente pelo Interlegis - ajuda a eliminar dúvidas sobre as funções do Legislativo já que possibilita tornar mais transparentes e acessíveis as atividades parlamentares.

Os participantes também se manifestaram com relação ao encontro. Josemir Moura, servidora da Câmara de Catu, na Bahia, disse se sentir uma privilegiada pela oportunidade e acrescentou que o Interlegis "é parte fundamental do  processo de modernização pelo qual passa a câmara". Também disse estar certa de que com a página da câmara em funcionamento será possível atender a um anseio da mesa daquela instituição de "dar ciência ao público do que ocorre na Câmara Municipal".

A oficina de Portal Modelo se encerra na quarta-feira (4). A seguir, os participantes receberão treinamento sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL.

Agradecimentos

Os participantes das oficinas têm se manifestado – por e-mail, comentários no Portal Interlegis e outros – sobre a qualidade do trabalho e seus desdobramentos quando retornam às suas casas legislativas.

Um deles, inclusive, fez questão de registrar num memorando ao chefe sua satisfação depois de ter participado do treinamento ocorrido entre 18 e 22 de novembro. Douglas Braga, de Poços de Caldas (MG), disse que:

“Foi uma semana de imersão tecnológica, onde servidores e parlamentares de diversas casas legislativas (assembleias e câmaras) conheceram, utilizaram e colocaram em produção na Internet seu respectivo Portal e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Deste modo, o Programa Interlegis, com excelência, além de fornecer gratuitamente a tecnologia necessária à informatização do processo legislativo e impulsionar a transparência e o acesso à informação, também capacitou os participantes mediante a explanação das referidas ferramentas, por meio de especialistas com grande experiência nos produtos”.

Além disso, ele elogiou a estrutura física e de equipamentos do Interlegis e o contato que pôde ter com alunos de outras regiões. Ressaltou, ainda, a oportunidade de conhecer setores do Senado o que, segundo ele possibilitou “confirmar que, ressalvadas as proporções, o Poder Legislativo de Poços de Caldas, em termos técnicos de investimento e vanguarda, equipara-se a grandes assembleias legislativas de nosso Brasil”.

Por fim, ele pede que o seu memorando seja encaminhado “ao presidente desta Casa, a fim de que ele oficie nossos senadores, com o intuito de reiterar a importância do Interlegis na modernização e integração do Legislativo Brasileiro”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: