Casildo Maldaner defende políticas públicas para idosos

Da Redação | 02/10/2013, 15h55

A elevação da expectativa de vida no país para 82 anos e a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o número de idosos do Brasil até 2060 vai quadruplicar, foram o tema do pronunciamento do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que defendeu políticas públicas voltadas para o futuro desta parcela da população.

- Essa realidade já chegou. Ela implica a adoção de planejamento sério em áreas como previdência, saúde, mobilidade urbana, entre outras - afirmou.

O senador citou dados que apontam o envelhecimento acelerado da população brasileira. A faixa etária acima de 65 anos deve aumentar de 14,9 milhões, este ano, para 58,4 milhões em quatro décadas.

Para Casildo, a redução no número de jovens também refletirá na aposentadoria por idade - atualmente aos 65 anos para homens e aos 60 anos para mulheres - que ele considerou "um desperdício de experiência e capacidade".

O parlamentar ainda mencionou a necessidade da maioria dos aposentados (69,2%) de retorno ao mercado de trabalho para complementar a renda de um salário mínimo. Os que voltam a contribuir com a previdência, quando arrumam emprego formal, não recebem nada de volta, acrescentou Casildo.

- São, no mais das vezes, pessoas que ainda têm famílias para sustentar, remédios para adquirir, aluguel, alimentação, enfim, uma série de compromissos para garantir um mínimo de dignidade no fim da vida - disse.

O senador defendeu a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 188/2011, de sua autoria que, em sua avaliação, corrige essa distorção. O projeto estabelece a devolução de todas as contribuições dos aposentados, com reajuste mensal pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

- Essa devolução representa, na verdade, um ganho real na aposentadoria, já que o valor total retornará em parcelas mensais - explicou.

A matéria tramita apensada com uma série de outras propostas que trazem tratam do sistema previdenciário brasileiro, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), tendo como relator o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: