Paim comemora dez anos do Estatuto do Idoso

Da Redação | 01/10/2013, 21h55

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (1º), os dez anos da sanção da Lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso.

Paim disse que o momento é apropriado para a avaliação tanto dos impactos positivos que o Estatuto do Idoso teve no cotidiano das pessoas idosas, quanto das metas que ainda precisam ser alcançadas para que se concretizem os princípios e diretrizes contidos na lei.

Paim lembrou que na formulação da proposta do estatuto sempre esteve entre as suas maiores preocupações a defesa dos direitos do idoso, com o objetivo de assegurar a todos um envelhecimento digno. O estatuto seria, dentro dessa concepção, um instrumentos para o exercício pleno da cidadania dessa parcela da população.

Na avaliação do parlamentar, o mundo vive nas últimas décadas um momento sem precedentes na história, em que as populações de todos os países experimentam processo rápido de envelhecimento, em particular os países em desenvolvimento.

— É importante ressaltar que esse envelhecimento populacional representa uma grande conquista da humanidade. Se estamos vivendo mais é, sobretudo, graças ao maior acesso aos progressos da ciência médica — disse.

Vigília aposentados

Ao final de seu pronunciamento, Paim anunciou sua participação em vigília promovida pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, em frente ao Congresso Nacional. De acordo com ele, mais de 600 aposentados se reuniram no local  para protestar contra o fator previdenciário e principalmente para reivindicar uma política salarial que garanta à categoria ou o crescimento da massa salarial ou o mesmo aumento real que é dado ao salário mínimo, correspondente ao produto interno bruto (PIB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: