Ana Amélia cobra maior segurança e transparência nas aplicações dos fundos de previdência complementar

Da Redação | 20/08/2013, 16h40

Ao comentar audiência pública realizada nesta terça-feira (20) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para discutir os problemas das aplicações de alto risco de fundos de previdência complementar, a senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou para a necessidade de maior transparência e segurança nas aplicações financeiras destas entidades.

Na avaliação da senadora, os  depoimentos colhidos durante a reunião, como o do diretor da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), João Maria Rabelo, revelaram de maneira clara que muitos dos participantes dos fundos complementares têm muitas dúvidas e informações escassas sobre o funcionamento dos mesmos e a segurança de suas aplicações.

— Esses trabalhadores precisam de dados e medidas que garantam a rentabilidade dos fundos. A segurança destas instituições é também um seguro porto para suas poupanças — disse.

A audiência pública foi proposta por Ana Amélia em razão dos prejuízos recentes das aplicações dos fundos de previdência complementar em ações de empresas do Grupo EBX, do empresário Eike Batista.

De acordo com Ana Amélia, o Fundo de Pensão do Banco do Brasil (Previ) acumulou perdas de mais de R$ 14 bilhões com aplicações nas empresas do empresário.

A parlamentar observou ainda que, infelizmente, nem todas as dúvidas que pairam sobre a gestão dos fundos puderam ser esclarecidas durante a audiência pública devido a impedimentos legais para a sua divulgação pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: