População aprova PEC das Domésticas, aponta pesquisa do DataSenado

Da Redação | 10/05/2013, 10h20

O DataSenado, serviço do Senado Federal responsável pelo monitoramento da opinião pública, realizou pesquisa com 1.222 pessoas, entre os dias 16 e 30 de abril, para conhecer a opinião dos brasileiros sobre a Emenda Constitucional 72/2013, conhecida como PEC das Domésticas, e a aceitação popular sobre medidas adotadas pelo Senado para gerar economia de gastos e fortalecer a transparência. A pesquisa tem abrangência nacional e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

O levantamento revelou que mais de 95% da população brasileira sabe da promulgação da PEC das Domésticas. Dentre esses, 8 em cada 10 aprovam a medida que beneficiou mais de 7 milhões de pessoas, estendendo aos trabalhadores domésticos os direitos já garantidos às demais categorias profissionais.

Apesar da aprovação majoritária, a maior parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre direitos, como o seguro contra acidentes de trabalho e o pagamento de horas extras.

Medidas administrativas

A pesquisa investigou também a opinião nacional sobre medidas adotadas pela Comissão Diretora do Senado para gerar economia na Instituição e fortalecer a transparência. A média de aprovação foi de 81%. Dentre os temas pesquisados, estão a criação do Conselho de Transparência com participação de membros da sociedade civil (aprovada por 90% dos entrevistados), a redução de gastos com contratos de terceirização (85% de apoio), o corte de cargos de chefia (83%) e a transferência de médicos do Senado para atender a população em hospitais públicos (89%).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: