Ângela Portela alerta para crescimento da violência no trânsito

Da Redação | 23/04/2013, 17h40

A senadora Ângela Portela (PT-RR) manifestou em Plenário, nesta terça-feira (23), sua preocupação com o aumento do número de acidentes de trânsito registrado nos últimos anos no Brasil e no mundo.

De acordo com a parlamentar, somente este ano foram registrados em seu estado 1.632 casos de violência no trânsito, o que representa 47% do total de 3.434 casos acontecidos em 2012.

Citando dados do Ministério da Saúde, Ângela Portela lamentou a classificação em primeiro lugar de Boa Vista, entre as capitais brasileiras de menor porte populacional que apresentaram os maiores números de mortes no trânsito.

A senadora afirmou que o fenômeno da violência no trânsito, que coloca a capital Boa Vista na liderança deste tipo de problema no Brasil não é exclusividade de Roraima, mas ocorre também com intensidade preocupante em todo o pais e no mundo.

Entre 2002 e 2010, observou Ângela Portela, dados do Ministério da Saúde apontaram um crescimento de 25% nos acidentes fatais no Brasil, o que colocaria o país como sendo responsável por 4% das mortes de trânsito ocorridas em todo o mundo. Em nível mundial, conforme apontou, o trânsito já é responsável pela morte, a cada ano, de 1,3 milhão de pessoas.

Na opinião de Ângela Portela, a redução de tais estatísticas somente será possível com a ampliação dos investimentos em educação.

— Para mudarmos a cultura de insegurança no trânsito a meta mais eficaz é o investimento pesado em educação. Isso começa na educação desde a mais tenra idade do ser humano — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: