Número de varas da Justiça para casos de violência doméstica em debate na Rádio Senado

Da Redação | 22/03/2013, 12h52

A Região Nordeste, segunda mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes, possui apenas 15 varas ou juizados de atendimento exclusivo à mulher vítima de violência doméstica. Enquanto isso, o Distrito Federal, com menos de três milhões de habitantes, conta com 10 das 16 unidades judiciárias especializadas de todo o Centro-Oeste.

Os dados são da pesquisa "A atuação do Poder Judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha", divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última terça-feira (19) e revelam as desigualdades regionais que dificultam o acesso da mulher agredida à justiça especializada. A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI que investiga a violência doméstica no Brasil, comentará os resultados dessa pesquisa no programa "O Senado é mais Brasil", da Rádio Senado, na segunda-feira (25). E a diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Janaína Penalva, explicará como foi feito o levantamento e de que forma ele poderá ajudar no processo de interiorização da justiça voltada à mulher.

O programa "O Senado é mais Brasil", da Rádio Senado vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8:35h, horário de Brasília, ao vivo para a Rede de Rádios Senado nas seguintes capitais: Rio Branco (100,9FM), Cuiabá (102,5FM), Teresina (104,5FM), Fortaleza (103,3FM) e Natal (106,9FM). Na internet, o programa pode ser ouvido pelo canal 2 em www.senado.leg.br/radio

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: