Paim exalta luta pelos direitos humanos e contra discriminação racial

Da Redação | 21/03/2013, 20h25

O senador Paulo Paim (PT-RS) exaltou nesta quinta-feira (21) a luta pelos direitos humanos. Ele registrou a passagem do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado nesta data, que foi também a de criação, há dez anos, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial durante o primeiro mandato do presidente Lula. O senador gaúcho também lembrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular o respeito e a convivência harmônica com os portadores da síndrome.

Sobre a luta contra o racismo, Paim destacou a ação do governo federal pela valorização e preservação da cultura africana. Ele mencionou a preservação das comunidades quilombolas – “patrimônio cultural da sociedade brasileira”.

- Definidas como grupos étnicorraciais, essas comunidades são majoritariamente rurais e vêm-se mantendo unidas a partir de relações históricas com o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais e religiosas que, em muitos casos, subsistem ao longo de séculos. Estima-se que são 214 mil famílias no país – ressaltou Paim, que também informou ter participado, juntamente com políticos, artistas e intelectuais, de evento no Teatro Nacional, em Brasília, onde foram comemorados os dez anos da Seppir.

O senador salientou que, na última década, o país experimentou mudanças significativas em suas relações sociais, a partir da implementação de iniciativas voltadas para enfrentar o racismo e para a busca da promoção da igualdade. Ele relacionou a luta contra o racismo no Brasil com o movimento mundial de combate à discriminação.

- O motivo de esse dia 21 de março ter sido escolhido para marcar a luta contra a discriminação racial é o fato histórico ocorrido em 1960, naquele mesmo dia, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul: 20 mil negros protestavam contra a Lei do Passe, que os obrigava a portar cartões de identificação especificando os locais por onde, e somente por onde, eles poderiam circular – explicou o senador.

Down

Paim também destacou o Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído pela ONU em 2011 por meio de resolução proposta pelo Brasil.

- O objetivo é disseminar informações sobre as principais características e estudos realizados para promover a inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade. Outro grande objetivo é garantir os direitos e deveres, bem como valorizar as pessoas com síndrome de Down, conscientizando a população sobre os direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades – afirmou.

Para o senador, a luta pelos direitos humanos deve ser constante.

- Quero também destacar que nós todos temos obrigação com essa luta permanente de não admitir que pessoas sejam discriminadas, que sejam inferiorizadas pela cor, por sexo, por sua opção sexual, por raça, religião ou outro qualquer fator. Evoluímos, sim, graças a Deus, e precisamos continuar nessa luta em prol de negros e de negras, de brancos que tenham compromisso com a liberdade e com a igualdade – afirma Paim, que também registrou o falecimento do cantor Emílio Santiago, de 66 anos, no dia anterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: