Ana Amélia reclama da falta de infraestrutura para o agronegócio

Da Redação | 04/03/2013, 16h35

A infraestrutura precária prejudica o agronegócio brasileiro e provoca a perda da competitividade do setor. A constatação é da senadora Ana Amélia (PP-RS), que, em discurso nesta segunda-feira (4), lamentou a dificuldade enfrentada pelos produtores para a estocagem e o transporte de grãos, apesar do aumento da produção no país.

– Da porteira para dentro, o agricultor e o pecuarista são muito produtivos, equiparados aos melhores do mundo, como norte-americanos, canadenses e argentinos. O problema vem da porteira para fora da propriedade rural porque a infraestrutura não vem conseguindo atender as exigências da produção nacional nem alcançar níveis mínimos de eficiência com custos razoáveis e agilidade – lamentou.

Segundo Ana Amélia, nos últimos cinco anos, a produção brasileira de grãos aumentou em pelo menos 45 milhões de toneladas, mas as condições de transporte e armazenamento da colheita continuam as mesmas, realidade que classificou como “inacreditável”.

– A capacidade dos silos é insuficiente. Os caminhões são os silos porque não os temos. Então, ficam as filhas de veículos comprometendo o tráfego nas rodovias e atulhando o sistema portuário brasileiro – disse.

Feira

A senadora aproveitou para informar que foi iniciada nesta segunda, na cidade gaúcha de Não-me-Toque, uma das mais importantes feiras do agronegócio brasileiro: a Expodireto Cotrijal, que, com 468 expositores de máquinas e implementos agrícolas, deve receber quase 200 mil visitantes.

- A feira é referência no setor por conta dos importantes debates e lançamentos de novos equipamentos para o campo. São mais de 70 países ali representados – relatou.

Ela informou que a Expodireto será palco de uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com a presença de lideranças do agronegócio de todo o país. A reunião será transmitida ao vivo pela TV Senado em parceria com a TV Terra Viva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: