Ruben Figueiró promete atuação independente e com senso crítico

Da Redação | 05/02/2013, 15h30

Empossado durante o recesso parlamentar, o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) agradeceu em Plenário nesta terça-feira (5) a oportunidade de assumir o mandato de senador da República e prometeu atuar na Casa em defesa dos interesses do país e de seu estado, o Mato Grosso do Sul. Figueiró assumiu a vaga do senador Antônio Russo (PR-MS) que se licenciou por seis meses para tratamento da saúde.

O senador explicou que na década de 80, depois de cinco mandatos parlamentares, sendo dois como deputado estadual e três como federal, chegou a almejar uma cadeira no Senado. Mas, o destino o levou a outro desafio: assumir uma das vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul.

– Isso me levou a ficar 23 anos afastado da vida parlamentar. Discursar nesta tribuna parece um sonho que se concretiza – declarou.

Figueiró contou que, ainda estudante universitário, no Rio de Janeiro nos anos 50, costumava assistir às sessões do Senado Federal e acompanhar os debates entre oradores de situação e de oposição. O hábito, afirmou, lhe rendeu as ideias que sustentaram suas lutas políticas ao longo dos anos seguintes.

O senador acrescentou que, apesar de todos os anos de vida pública, nunca foi “tocado pela vaidade, pela ambição e pela soberba” nem desejou o poder apenas pelo poder. Em sua passagem pelo Senado, garantiu, conduzirá seu trabalho com “independência e senso crítico”, sem fazer oposição por oposição nem aceitar o que considera errado ou contrário aos interesses nacionais.

Entre os temas que pretende dar prioridade, listou o Código Florestal, a questão indígena, a deficiente malha rodoviária do país, o subaproveitamento do gasoduto que distribui o gás boliviano, o Fundo de Participação dos Estados (FPE), a criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste e a reforma política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: