Sarney registra novos serviços disponíveis no Portal e-Cidadania

Da Redação | 11/12/2012, 18h30

O presidente do Senado, José Sarney, registrou, na tarde desta terça-feira (11) a entrada em funcionamento dos novos serviços do Portal e-Cidadania, instrumento de interatividade criado para aproximar a população do Poder Legislativo. O senador disse que o portal colabora para a transparência pública e coloca o Senado em sintonia com os novos tempos, aberto à participação da sociedade.

Sarney explicou que o portal permitirá ao cidadão comentar projetos de lei em tramitação e participar, a distância, das audiências públicas promovidas na Casa. No ícone “Opine”, o internauta poderá criticar, elogiar ou dar sugestões a propostas em análise pelos senadores. Já por meio do ícone “Participe”, será possível participar de audiências públicas em tempo real, por meio da Internet, do telefone ou das redes sociais (Facebook e Twitter). Para isso, bastará que a comissão ou senador responsável pela reunião queiram transmiti-la de forma interativa.

O presidente também informou que esses recursos já poderão ser usados na próxima terça-feira (18), quando será realizada uma audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para debater o Estatuto da Juventude.

- O portal é uma forma de permitir que a sociedade conheça melhor o processo legislativo e fiscalizatório, além de viabilizar a participação do cidadão com sugestões aos temas em debate – disse.

Disponível há sete meses, o e-Cidadania já recebeu mais de 200 mil visitas, mais de 200 propostas de lei e quase 140 sugestões de debates.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: