Congresso homenageia Movimento dos Focolares

Patrícia Oliveira | 07/12/2012, 17h45

Os 69 anos do Movimento dos Focolares foram comemorados com sessão solene do Congresso Nacional nesta sexta-feira (7). A homenagem foi requerida pelo senador Wellington Dias (PT-PI) e pelo deputado Carlinhos Almeida (PT-SP).

O Movimento leigo inspirado no Evangelho cristão vive o ecumenismo e prega a paz e a fraternidade universal. Foi fundado na Itália, em 1943, por Chiara Lubich. Surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, um período de violência e de "maior intolerância da humanidade", lembrou Wellington Dias, ao ressaltar que o movimento foi "o contraponto a esse ódio", com trabalho reconhecido mundialmente.

Os Focolares chegaram ao Brasil em 1959, com a italiana Ginetta Calliari, e atualmente há mais de 300 mil pessoas ligadas ao movimento no país.

Uma mensagem do presidente do Senado, José Sarney, foi lida na abertura da sessão declarando seu apoio ao trabalho dos Focolares "pela paz e pela fraternidade entre os homens" e exaltando os ideais do movimento "com capacidade de se multiplicar em iniciativas generosas pelo mundo".

Mundo unido

A presidente dos Focolares na Região Brasil Central, Juliana Fonseca, transmitiu mensagem da Presidente Mundial do Movimento, Maria Voce. Ela destacou o trabalho coletivo e a economia de comunhão dos participantes para a construção do projeto Mundo Unido. Juliana ainda lembrou que em 1998 a fundadora, Chiara Lubich, recebeu a máxima condecoração do governo do Brasil para personalidades estrangeiras, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, e que sempre nutriu grande admiração pelo povo brasileiro.

Representando os jovens Focolares, André Rodrigues Pereira informou que o segmento reúne pessoas de mais de 180 países das mais diferentes raças, etnias, classes, idiomas e culturas. Ele relatou planos de criação de um “Observatório da Fraternidade” e de ações junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

'Grandeza e generosidade'

Presente à sessão, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) não discursou, mas por meio de carta lida na reunião manifestou sua admiração por “essa grande iniciativa”, que tem por objetivo “a união de todos” e a melhoria do mundo. O senador registrou que o movimento conta com mais de 3 milhões de integrantes em todo o mundo. Simon concluiu a mensagem reiterando que num período de tantas mudanças "é preciso estar atento, batalhar e ter fé", o que, segundo ele, o movimento faz com "grandeza e generosidade".

O vigário da Arquidiocese de Brasília, Marcony Vinícius Ferreira, agradeceu em nome do Arcebispo Dom Sergio da Rocha pela iniciativa da homenagem. Segundo ele, os nossos governantes precisam de uma luz, "daquela mesma luz que é o Divino Espirito Santo, que iluminou Chiara".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: