Comissão vai debater suspensão de pulverizações de inseticidas em lavouras de algodão

gorette-brandao | 06/12/2012, 10h10

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou na manhã desta quarta-feira (6) requerimento de audiência pública com a finalidade de debater portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que proíbe a aplicação, por meio de pulverizações via aeronaves, de grupo de inseticidas habitualmente usados nas lavouras de algodão.

A portaria foi adotada sob o argumento de que há “iminente perigo” à sobrevivência da população de abelhas. No entanto, por meio de carta dirigida aos ministérios, representantes dos agricultores pedem a suspensão da portaria até a conclusão de estudos definitivos, pois alegam que não há elementos de comprovação dos efeitos citados.

De acordo com o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), autor do pedido para a audiência, a portaria determinando a suspensão pode afetar gravemente toda a cadeia produtiva do algodão, comprometendo o PIB do agronegócio brasileiro.

- Parece uma conspiração contra a economia brasileira brasileira – disse Gurgacz.

América Latina

A reunião foi concluída depois da aprovação de um segundo requerimento de Gurgacz, no qual propõe audiência em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para debater as transformações socio-econômicas no meio rural latino-americano, com foco na realidade brasileira e seus impactos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: