CDH adia votação da política de proteção a pessoas com autismo

Da Redação | 21/11/2012, 12h25

Depois de longo debate, a CDH transferiu para a próxima semana a votação das emendas da Câmara dos Deptuados ao projeto de lei que cria a Política nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O projeto é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, a partir de sugestão da Associação em Defesa do Autista (Adefa) e retornou ao Senado para exame das emendas feitas pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

As emendas da Câmara foram aprovadas pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) pela manhã e, inicialmente, a  matéria seria votada ainda nesta quarta-feira na CDH. Mas, a pedido do relator, o senador Wellington Dias (PT-PI), a análise foi adiada para a próxima semana. Segundo Wellington, a assessoria do governo quer discutir aspectos do projeto em relação às condições do acesso à escola. Sem esse diálogo, disse o senador, a proposta correria o risco de ser vetado. Ele também quer ouvir a senadora Ana Rita (PT-ES), relatória da proposta original.

Ficou acertado que haverá ainda nesta quinta-feira (22) uma reunião com participação de senadores, representantes do movimento Orgulho Autista e do Ministério da Educação para discutir a proposta.

A proposta prevê direitos fundamentais para o autista e o equipara, para todos os efeitos legais, às pessoas com deficiência, permitindo acesso a tratamento especializado na rede pública, entre outras garantias.

Ainda de acordo com o projeto, os estudantes autistas serão incluídos em classes comuns de ensino regular e, quando isso não for possível, receberão educação especial gratuita.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: