Projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso voltará à CAS

iara-farias-borges | 29/08/2012, 12h40

O projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa, que estava na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) desta quarta-feira (29), recebeu pedido de vista coletiva e voltará a exame em outra data. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) sugeriu análise mais aprofundada  da matéria, que receberá decisão terminativa na comissão.

Apesar de reconhecer o direito dos senadores de conhecer melhor o teor da proposta, a relatora da matéria, senadora Marta Suplicy (PT-SP), lamentou não ter sido possível sua aprovação na reunião desta quarta-feira. Na opinião da senadora, a regulamentação da atividade é importante para oferecer mais qualidade no atendimento aos idosos.

Segundo Marta Suplicy, o substitutivo que apresentou ao projeto de Lei do Senado (PLS 284/2011), de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), não vai interferir no exercício de outras profissões da área de saúde, como a de enfermagem. Ela explicou que as famílias já contratam esse tipo de profissional e disse que a legislação vai apenas formalizar a profissão.

Envelhecimento

O senador Paulo Davim (PV-RN) observou que o envelhecimento da população brasileira exige que o Poder Público regulamente a matéria. Ele ressaltou que, comprovadamente, a presença do cuidador de idosos reduz acidentes com essas pessoas e oferece mais qualidade de vida a elas.

Como exemplo, Paulo Davim disse que o zelo com a alimentação evita a desnutrição e o cuidado com a higiene previne a proliferação de infecções que, especialmente em diabéticos, poderiam levar à amputação de membros. A presença de uma pessoa dedicada ao trato com o idoso, destacou ainda o senador, evita a depressão causada pela solidão das pessoas com mais idade.

Também para a senadora Ana Rita (PT-ES) é importante a regulamentação da profissão de cuidador de idoso, uma vez que o número de brasileiros com mais idade vem aumentando no Brasil. Ela informou que, atualmente, existem 32 idosos para cada 100 jovens. Até 2050, disse a senadora, há previsão de que serão 164 idosos para cada 100 jovens.

- É o momento de nos prepararmos para um futuro que já está presente. A realidade da pessoa idosa hoje nas famílias é muito presente - observou Ana Rita.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: