Eduardo Suplicy presta homenagem a Altamiro Carrilho

Da Redação | 16/08/2012, 15h00

Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (16), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) prestou uma homenagem ao flautista Altamiro Carrilho, considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos. Vítima de câncer, o músico, nascido em Santo Antônio de Pádua (RJ), morreu nessa quarta-feira (15), aos 87 anos, no Rio de Janeiro.

Autor de mais de 200 músicas, com mais de 100 discos gravados, o músico dizia que ganhou de “Papai Noel” a primeira flauta, quando tinha apenas cinco anos. Suplicy lembrou que o flautista tocou com grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Orlando Silva, Elis Regina e Roberto Carlos.

Com trânsito entre o clássico e o popular, Altamiro Carrilho tocou em mais de 40 países, tendo sido um dos músicos brasileiros mais difundiram o chorinho pelo mundo. O senador, que tem dois filhos músicos, disse que as novas gerações precisam conhecer o trabalho do flautista.

- Ele foi um ser humano um exemplo para todos os brasileiros. O chorinho está de luto. Perdemos um dos clássicos da música – lamentou o senador.

Professores universitários

Suplicy também informou que encaminhou, junto com os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), uma carta à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pedindo o entendimento do governo com os professores das universidades federais, que estão em greve há mais de dois meses.

O senador contou que a ministra Miriam Belchior respondeu que o governo considera “boa e conclusiva” a proposta já apresentada à categoria. Suplicy acrescentou que, até 31 de agosto, o governo deve enviar para o Congresso Nacional um projeto sobre a remuneração dos professores. O senador registrou que fez um esforço junto aos ministros, mas o governo considera que fez uma proposta possível, diante da realidade orçamentária do país.

Em aparte, o senador Cristovam elogiou o pronunciamento do colega e registrou que o governo sinalizou com um avanço nas negociações. Ele também pediu que os professores reflitam sobre a proposta e pediu uma rápida solução para o impasse.

Citricultura

Eduardo Suplicy ainda fez um balanço da citricultura no Brasil e pediu mais atenção com os produtores de laranja, principalmente os do estado de São Paulo. Segundo o senador, o governo vai apresentar uma linha de crédito especial para os produtores, que estariam com dificuldades para pagar dívidas, em razão da crise financeira mundial. Tomando um copo de suco de laranja, Suplicy lembrou que o setor gera emprego para caminhoneiros e trabalhadores rurais de outros estados, que vão até São Paulo na época da colheita da fruta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: