Randolfe: ‘O que está em jogo é a credibilidade do Senado’

Rodrigo Baptista | 11/07/2012, 12h41

“O que está em jogo não é a condenação de conduta errônea. A votação de hoje é um sinal a milhões de brasileiros sobre a credibilidade de uma instituição centenária, fundamental para democracia em nosso país”. Com essa afirmação o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) abriu seu discurso nesta quarta-feira (11) durante sessão destinada a julgar o processo de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Randolfe falou em nome do PSOL, partido que ingressou com representação contra Demóstenes Torres no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, e afirmou que o cargo de senador exige uma espécie de “sacerdócio com a coisa pública”.

- Ser republicano exige muito de nós. Exige ser, em especial, intensamente ético. Conduta moral e decoro parlamentar não é um favor que fazemos à sociedade. É o dever-ser do parlamentar – disse Randolfe.

O parlamentar amapaense sustentou que Demóstenes colocou seu mandato a serviço de interesses do contraventor Carlinhos Cachoeira, obteve vantagens indevidas e mentiu a seus pares e à população brasileira ao alegar desconhecimento das atividades de Cachoeira.

- A nenhum agente público cabe receber favores, seja um real, seja um centavo de um agente privado. Quanto mais quando esse favor é claramente prestado por um agente de uma organização criminosa - disse o senador em referência ao aparelho celular dado por Cachoeira a Demóstenes e às centenas de ligações registradas entre os dois.

Segundo Randolfe, o teor das ligações indicava que o senador não era apenas amigo de Cachoeira, mas um “braço político” do grupo do contraventor no Congresso. Na avaliação do parlamentar do PSOL, a conduta de Demóstenes justifica o processo protocolocado pelo partido.

Representação

A sessão deliberativa extraordinária é a última etapa da ação encaminhada pelo PSOL. No dia 28 de março deste ano, o partido protocolou no Conselho de Ética do Senado, uma representação pedindo a abertura de processo contra o senador de Goiás, por quebra de decoro.

O documento, posteriormente aprovado pelo Conselho de Ética e ratificado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), reuniu uma série de denúncias veiculadas na imprensa, que apontariam o envolvimento de Demóstenes com a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: