Direito de defesa leva a debate entre Humberto Costa e Demóstenes

Da Redação | 11/07/2012, 14h45

Citado no discurso de defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), nesta quarta-feira (11), o senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que cumpriu, em seu relatório, o papel constitucional de trazer à Casa a verdade dos fatos.

-- O relatório é claro ao identificar onde houve abuso das prerrogativas parlamentares, obtenção de vantagens indevidas e quebra do decoro – argumentou.

Humberto disse que teve a preocupação de ser justo e tolerante em vista da situação "brutal" e “traumática” que sofreu e da qual acabou sendo absolvido por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal, por falta de provas. O parlamentar, porém, lamentou a “arrogância” de Demóstenes ao fazer a comparação do processo respondido por ele quando era ministro da Saúde por superfaturamento na compra de remédios com as circunstâncias que envolvem o agora ex-senador.

-- Em nenhum momento fui grampeado falando com qualquer meliante, com qualquer bandido, afirmou Humberto Costa.

Em réplica, Demóstenes esclareceu que não responde a processo no STF. Segundo ele, houve um pedido de investigação por parte do procurador-geral da República, o que é diferente de uma ação penal. Demóstenes reiterou que gostaria de ter tido o mesmo tempo de defesa que teve Humberto Costa, que classificou como “um homem honesto e decente”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: