Lídice da Mata registra aniversário de Salvador e denuncia caos financeiro no município

Da Redação | 29/03/2012, 18h25

Em discurso nesta quinta-feira (29), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou a passagem do aniversário de 463 anos de Salvador, capital da Bahia. Depois de rememorar a história da cidade, fundada em 1549 como sede da administração colonial do Brasil, e de apontar o que considera um desencontro entre a representação política e a cidade, que se prolonga há décadas, a parlamentar destacou a necessidade de se resolverem seus problemas históricos e de se enfrentar a descontinuidade administrativa, a desestruturação financeira e a subordinação a lógicas privadas que a assolam.

Após apontar a existência de um caos financeiro e administrativo no município, com a troca intensa de secretários de estado e a ausência de recursos para investimentos, Lídice da Mata listou necessidades que considera urgentes, sobre as quais o próximo prefeito deveria se debruçar.

Para recuperar a legitimidade política, Salvador deveria retomar o planejamento hoje entregue aos interesses privados, observou.

- É preciso desprivatizar a cidade de Salvador – disse.

A estratégia econômica de Salvador, centrada na indústria cultural do entretenimento, lazer e turismo, deve se personificar em um grande projeto, para que a cidade consiga se inserir no roteiro internacional de cidades de entretenimento, avaliou a senadora.

Segundo Lídice, a cidade e suas políticas devem ser tratadas numa “visão metropolitana”, nem que para isso seja necessário ser socorrida pelo governo federal e até pelo Congresso, que precisa aprovar um “Estatuto Metropolitano”. Para ela, a infraestrutura social – o sistema de saúde, educação e assistência social – deve ser tratada com prioridade, já que se encontra sucateada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: