Sérgio Souza relata participação no Fórum Mundial da Água

Da Redação | 22/03/2012, 19h20

A participação do Senado Federal no 6º Fórum Mundial da Água, realizado entre os dias 12 e 17 deste mês, foi registrada nesta quinta-feira (22) pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR). Presidente da Subcomissão Permanente da Água, ele integrou a delegação do Senado que viajou a Marselha, na França, para discutir os desafios mundiais no uso racional do recurso natural. O senador escolheu o dia 22 de março para falar do assunto por ser a data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

Sérgio Souza trouxe do fórum dados importantes sobre recursos hídricos, como a constatação de que existem hoje no planeta mais pessoas com celulares do que com acesso à água. Outra informação é que 50% da população mundial têm acesso à água de maneira subsidiada e os outros 50% pagam caro por ela.

O senador informou ainda que 90% da água descongelada do planeta encontram-se no subsolo. O número, em sua avaliação, demonstra que é preciso ter cuidado com as fontes de águas superficiais e mais ainda com os lençóis freáticos.

O papel de destaque do Brasil nas questões sobre água também foi ressaltado por Sérgio Souza. O país possui 12% da água doce do planeta, sendo 75% das reservas na Amazônia. O país também tem uma atuante participação nas discussões de políticas públicas de gestão do recurso. O senador lembrou que o Brasil é candidato a sediar o 8º Fórum Mundial da Água em 2018. A próxima edição será Coreia do Sul, em 2015.

Sérgio Souza relatou ainda a realização, durante o fórum, da conferência parlamentar Tempo para Soluções, um encontro de parlamentares do mundo inteiro para discutir a contribuição do Legislativo para o melhor uso e preservação de recursos hídricos.

Ao final da conferência, os parlamentares assinaram um documento com 15 pontos fundamentais para uma melhor gestão da água. Entre as propostas estão a prioridade a políticas públicas de recursos hídricos, investimentos em saneamento básico e tratamento da água residual, cooperação entre países que compartilhem de um mesmo recurso hídrico e promoção de desenvolvimento agrícola, industrial e urbano sob a ótica da preservação da água.

Chevron

Sérgio Souza também manifestou, no pronunciamento, sua preocupação com o vazamento de petróleo no Campo do Frade, no Rio de Janeiro. O problema foi abordado mais cedo em audiência publica da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: