Vanessa Grazziotin elogia Dilma e pede mais participação de mulheres na política

Da Redação | 13/03/2012, 17h25

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (13), o grande simbolismo e significado da presença da presidente Dilma Rousseff na entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, ocorrida mais cedo em sessão solene do Senado. A parlamentar elogiou o discurso em que Dilma, uma das premiadas, reafirmou o empenho de seu governo em diminuir as diferenças e a discriminação.

– Dilma conseguiu conectar a política do governo federal às prioridades que tem com a causa da mulher, a causa dos excluídos, dos mais pobres – disse a senadora, que também salientou o compromisso presidencial com o combate à discriminação racial e às diferenças regionais.

Vanessa Grazziotin mencionou a necessidade de destacar as conquistas da mulher e pediu reflexão sobre a sub-representação das mulheres na política. Em sua avaliação, a pequena participação feminina em cargos eletivos se reflete negativamente nas relações de trabalho e na violência.

– Hoje, diferente de há 80 anos, temos o direito de votar e sermos votadas. Mas, infelizmente, ocupamos poucas cadeiras no parlamento, no Brasil inteiro. O nosso grande desafio é convencermos os homens da necessidade de nos ajudar a promover mudanças mais radicais na estrutura de poder.

Vanessa considera insustentável a lei atual, que não garante aumento significativo na representação feminina no Poder Legislativo, e defendeu o voto em lista com alternância de gêneros. Segundo informou, a reforma na legislação fez com que países como Argentina e França atingissem representação de até 30% de mulheres, enquanto no Brasil a participação é de 10%.

Da Redação

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: