Humberto Costa comemora entrega de diploma Bertha Lutz a Dilma Rousseff

Da Redação | 13/03/2012, 17h10

Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Humberto Costa (PT-PE) saudou a entrega à presidente da República, Dilma Rousseff, do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Segundo ele, a eleição de Dilma foi um marco para o Brasil, que até 1932 sequer permitia o voto feminino e a escolha de mulheres para cargos eletivos no Executivo e Legislativo.

Em 2011, lembrou Humberto Costa, a revista The New Yorker editou perfil de 14 páginas com elogios a Dilma Rousseff, também destacada pela publicação Foreign Policy, que incluiu a presidente brasileira entre os 100 pensadores atuais mais influentes.

Humberto Costa estendeu seus cumprimentos pela passagem do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a todas as senadoras e funcionárias do Senado. Lembrou ainda de outras mulheres “que mudaram a historia de Pernambuco”, como Adalgisa Cavalcante, primeira deputada estadual; Cristina Tavares, que foi deputada federal; e Ana Arraes, a primeira a assumir o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido pelo Senado, foi entregue a Dilma Rousseff em sessão solene do Congresso Nacional realizada nesta terça-feira (13), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em oito de março.

Além de Dilma Rousseff, também foram agraciadas Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes; a primeira senadora eleita da história do Brasil, Eunice Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra, Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: